Ciência 360

A inovação na Universidade Vila Velha: Programa Centelha e Aceleração TM3/Ace

Projetos pré-incubados na UVV são selecionados para o Programa de aceleração do fundo soberano do ES pela Ace Startups

 

O Programa Centelha ES na Universidade Vila Velha (Centelha UVV) é utilizado na formação de seus talentos para a inovação e empreendedorismo, além de contribuir na transformação de ideias em startups de base acadêmica. Como resultado do excelente trabalho, a UVV vem se destacando nacionalmente neste renomado programa de empreendedorismo inovador do Governo Federal em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) (https://fapes.es.gov.br).

No centelha 2022 foram submetidas 760 ideias, sendo 58 aprovadas na fase 2. Como um processo natural, de um total de 128 projetos submetidos na fase 2 no Centelha ES, 23 estão cadastrados com vínculo UVV. Dentre os 23 projetos de empreendimentos submetidos por alunos e professores, e mentorados na UVV,  14 foram aprovados para a fase 3, ou seja, 65% de aprovação.  O maior diferencial na lista da UVV são as mulheres, que contribuíram com 80% dos projetos aprovados. Os aprovados para a fase 3 são: Allan Avelar Eloi, Amanda Azevedo Bertolazi, Anna Paula de Souza Rampazzo, Cristiane Gianezi da Silveira, Danielle Braga Portes, Denise Coutinho Endringer, Gabriela Aquino Simões, Larissa Zambom Côco, Lian de Souza Silveira, Loris Dias Brito, Luana de Oliveira Mees, Lucas Souza Eller, Luciara de Paiva Hulle e Sergio Ricardo Freire de Souza.

 

A fase 2 é desafiadora, pois é muito complexa e exigiu um nível de detalhamento muito elevado do projeto em um curto espaço de tempo. Por isto, o quantitativo de projetos submetidos é bem menor em comparação a fase 1, dado que é uma fase de “qualificação”, ou seja, projetos de elevada qualidade foram submetidos pela UVV e os melhores aprovados para fase 3 – Prof. Alessandro Coutinho Ramos.

 

E os resultados das ações e investimentos da UVV não param! Quatro empreendedores da UVV, sendo três alunas com projetos aprovados na Fase 3 do Programa Centelha, tiveram seus projetos selecionados para o programa de aceleração da Ace Startups (https://acestartups.com.br) vinculado ao Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (FUNSES 01). Em uma seleção com mais de 400 inscritos para 15 vagas ofertadas, empreendedores da UVV, motivados pelas ações no Programa Centelha, conseguiram o feito de ingressarem neste disputado programa de Aceleração da Ace Startups de São Paulo. 

Mais um resultado para a comunidade acadêmica da UVV se orgulhar, afinal a ACE Startups acabou de se tornar a campeã na categoria Venture Capital de 2022, no evento Finance & Law Summit Awards. A premiação contava com mais de 500 participantes, 40 jurados sendo considerado o maior evento jurídico-financeiro do mercado brasileiro. 

 

“A Aceleração Digital da Ace, é a porta de entrada para preparar empreendedores para receber nosso investimento na aceleração do FUNSES, o objetivo é ajudar empreendedores tirarem da gaveta aquela ideia de negócio, ao final da aceleração, eles terão uma ideia validada e começando a operar. – Pedro Carneiro (Partner at ACE Startups | Venture Capital)” 

 

Segundo Jacson Tiola, Community Builder da Ace Startups, foram muitos empreendedores interessados em participar da aceleração, e após uma análise detalhada de cada projeto enviado, 15 foram escolhidos e serão acelerados nos próximos 3 meses pelo time da Ace Startups. Ao final dos 3 meses de aceleração acontecerá um evento Demoday para apresentação final dos projetos. 

 

Foto: Empreendedores da UVV aprovados para o Programa de Aceleração Digital do FUNSES 01.

 

Neste feito da UVV, temos os empreendedores selecionados: 

  • Alessandro Coutinho Ramos 

Professor e pesquisador na UVV 

Projeto: Plataforma HazaK: Gestão inteligente da ciência e inovação acadêmica 

  • Cristiane Gianezi da Silveira 

Aluna da graduação em Engenharia Elétrica da UVV 

Projeto: Target – App para identificação de doenças nos plantios de café 

  • Gabriela Aquino Simões 

Mestranda em Ciências Farmacêuticas da UVV 

Projeto: Ultrassom de baixa intensidade para análise da atividade do melanócito 

  • Lian de Souza Silveira 

Aluna da graduação em Farmácia da UVV 

Projeto: Fitoterápico a partir de Café Conilon verde 

 

Criado em 2019, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, o FUNSES (https://fundosoberano.es.gov.br) sob a gestão da TM3 vai permitir buscar a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do Estado. Na modalidade venture capital multi-estratégia, o FUNSES 01 é considerado um dos maiores da categoria no País, com aporte total de R$ 250 milhões, e deve acelerar e investir centenas de empresas nos próximos anos, passando por todos os estágios da jornada de desenvolvimento. 

 

“Ter 4 projetos aprovados dentre 15 vagas em um processo seletivo nacional do programa de aceleração startups do Estado do Espírito Santo, reflete o sucesso da Política de Educação para Inovação da Universidade Vila Velha”- Prof. Dr. Heráclito Amâncio Pereira Júnior (Reitor da UVV). 

 

De fato, uma centelha se transformou na chama da inovação na UVV em 2022, com resultados sólidos e pautados na seriedade de um processo de inovação e formação de talentos próprio e que consegue mobilizar mantenedora, reitoria, professores e alunos.

 

 

Add comentário