Ciência 360

Cientistas descobrem material capaz de “pensar”

O polímero age como um cérebro que pode receber sequências digitais de informações e processá-las em novos dados

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia e da Força Aérea dos Estados Unidos afirmam ter desenvolvido um material capaz de “pensar”. “Criamos o primeiro exemplo de um material de engenharia que pode sentir, pensar e agir simultaneamente quando é submetido a estresse mecânico sem precisar de circuitos adicionais para processar esses sinais”, afirma Ryan Harne, professor de engenharia da instituição, em matéria do The Independent.

Trata-se de uma tecnologia baseada em circuitos integrados, que normalmente contam com semicondutores de silício (os mesmos utilizados em chips de aparelhos eletrônicos, por exemplo), para processar informações de maneira semelhante ao cérebro humano.

“O polímero macio age como um cérebro que pode receber sequências digitais de informações que são processadas, resultando em novas sequências de dados digitais que podem controlar reações”, diz o professor Harne.

Para demonstrar a descoberta, a equipe de cientistas apresentou as habilidades do material fazendo com que ele resolvesse problemas de aritmética complexa. A tecnologia também poderia ser utilizada para detectar frequências de rádio, por exemplo, em sistemas de busca e resgate. Outra aplicação seria em materiais bio-híbridos, que podem identificar e neutralizar patógenos transportados pelo ar.

Próximo passo: enxergar

Os cientistas agora querem desenvolver o material a ponto de processar informações visuais da mesma forma que ele “sente” sinais físicos.

“Nosso objetivo é criar um material capaz de navergar de forma autônoma em um ambiente vendo sinais, seguindo-os e saindo do caminho de forças adversas, como algo pisando nele”, exemplifica o pesquisador.

A pesquisa foi baseada em estudos desenvolvidos desde a década de 1930 e publicado na revista Nature.

 

 

 

Publicado inicalmente por Louise Bragado

Atualizado em
Link: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/08/cientistas-descobrem-material-capaz-de-pensar.html
Notícia original: https://www.independent.co.uk/tech/material-thinking-semi-conductors-engineering-b2151663.html

Add comentário