Ciência 360

Workshop Make Together na UVV

UVV sediará Workshop para aproximar academia e mercado com foco em startups

Desde dezembro de 2019, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti) e a Universidade Vila Velha (UVV) iniciaram as tratativas para a realização do 𝑾𝑶𝑹𝑲𝑺𝑯𝑶𝑷 𝑴𝑨𝑲𝑬 𝑻𝑶𝑮𝑬𝑻𝑯𝑬𝑹: c𝒐𝒎𝒐 𝒂𝒄𝒆𝒍𝒆𝒓𝒂𝒓 𝒆 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂𝒓 𝒂𝒔 𝑺𝒕𝒂𝒓𝒕𝒖𝒑𝒔 𝒆𝒎 6 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒐𝒔”.  Estiveram presentes Marcelo Vivacqua (Gerente de Inovação da Secti-ES), Denise Coutinho Endringer (Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UVV), Marcio Fronza (Coordenador de Pesquisa da UVV) e Alessandro Coutinho Ramos (Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UVV).

Na última quinta-feira (23/01/2020) aconteceu a reunião de formalização e finalização do evento no encontro entre Alessandro Coutinho e o Marcelo Vivacqua (Foto), e ficou decidido que acontecerá no dia 18 de Março, das 14 às 18h, sala Liberdade do Prédio Rosa da UVV. O “Make Together”  faz parte da estratégia da Secti para a criação do Corredor da Inovação no estado do ES. O workshop contemplará os 6 passos chaves para a identificação de um problema e validação do mesmo, desenvolvendo todos os processos que possam transformá-la em um negócio, gerido pela Startup criada a partir deste insight.

 

“A UVV é uma universidade que muito tem contribuído para a  inovação em nosso estado e o Programa Centelha do Governo Federal veio para confirmar que o seu compromisso em transformar conhecimento em inovação é fato. Das 500 ideias selecionadas para a fase 2 do centelha, 191 foram submetidas por alunos, técnico-administrativos e professores da UVV, com destaque na expressiva aprovação de ideias oriundas dos programas de pós-graduação. Assim, o workshop Make Together está em sintonia com a missão da UVV” – Alessandro Coutinho Ramos

 

Segundo Marcelo Vivacqua, o evento acontecerá também em outras instituições acadêmicas sediadas no ES, de forma itinerante, visando disseminar, consolidar e eternizar o mindset da Ciência Empreendedora, da responsabilidade compartihada entre os cidadãos e o Governo no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do setor público. Além de contribuir para um novo modelo de relação entre academia e mercado, este workshop itinerante poderá criar a oportunidade de transformar soluções inovadoras da academia em negócios, pela criação de startups que poderão ser contratadas pelo Governo do ES via Lei de Startups e do Projeto PitchGov de responsabilidade da FAPES.

 

“Os 𝐨𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 𝐌𝐚𝐤𝐞 𝐓𝐨𝐠𝐞𝐭𝐡𝐞𝐫 𝐬𝐚̃𝐨: 𝐚𝐩𝐫𝐨𝐱𝐢𝐦𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐝𝐞𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐫𝐞𝐬𝐨𝐥𝐯𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐣𝐮𝐧𝐭𝐚; 𝐞𝐬𝐜𝐚𝐥𝐚𝐫 𝐞 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐚𝐬 𝐬𝐭𝐚𝐫𝐭𝐮𝐩𝐬 𝐜𝐚𝐩𝐢𝐱𝐚𝐛𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐚𝐩𝐫𝐢𝐦𝐨𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞/𝐨𝐮 𝐢𝐧𝐜𝐨𝐫𝐩𝐨𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐠𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨; 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐚𝐩𝐭𝐚𝐫 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨𝐬 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐯𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬-𝐀𝐧𝐣𝐨 𝐞 𝐕𝐞𝐧𝐭𝐮𝐫𝐞 𝐂𝐚𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥.” – Marcelo Vivacqua.

 

O professor Alessandro ressaltou a importância do apoio do Presidente do Instituto Capixaba de Ciência e Administração (ICCA), Frederico Jacob Eutrópio, pela parceria em fomentar eventos deste nível visando a aproximação entre academia e mercado, e principalmente, por envolver alunos da pós-graduação de instituiçoes capixabas.

 

Marcelo Vivacqua (Esquerda) e Alessandro Coutinho Ramos (Direita) após a reunião de finalização do Workshop.

Editor

Possui experiência na gestão de Programas de Pós-Graduação, pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento de projetos customizados para empresas de P, D & I.

Add comentário