Ciência 360

Reunião anual da pós-graduação da UVV foi um sucesso

No dia 19 de março de 2019, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PRPPGE) da Universidade Vila Velha (UVV) realizou uma reunião com todos os seus mestrandos e doutorandos.

A reunião iniciou com uma apresentação  do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e extensão, Prof. Tadeu Uggere de Andrade, e posteriormente, a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Denise Coutinho Endringer. O Prof. Tadeu falou sobre o organograma da PRPPGE e aspectos importantes da pós-graduação para os discentes, como o novo modelo de avaliação quadrienal e o papel fundamental dos discentes/egressos. A Prof. Denise abordou na sua fala a internacionalização da pós-graduação da UVV, Rankings internacionais e detalhou todas as etapas na vida acadêmica do pós-graduando, desde a sua matrícula até a defesa da tese/dissertação, e obtenção do diploma. Dúvidas frequentes, questões jurídicas e orientações sobre trâmites internos também foram abordados.

Após esta apresentação por parte da PRPPGE, o Prof. Alessandro Coutinho Ramos, Coordenador Geral de Programas stricto sensu, convidou os integrantes do Núcleo de Estudos Ganho Genético da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) para palestrarem sobre o tema: “Núcleo de Estudos Ganho Genético da UENF: um modelo de engajamento dos pós-graduandos na missão do seu programa”. O Prof. Alessandro explicou que “a inciativa da palestra foi aumentar engajamento, responsabilidade e estimular um trabalho em equipe gratificante em cada programa da UVV, posicionando o pós-graduando como parte efetiva do processo formativo e nos resultados do seu programa”.

Durante a palestra, os membros do núcleo Samuel Kamphorst, Renato Santa-Catarina, Thâmara Figueiredo e Valter Lima, deixaram bem claro que o intuito do núcleo de estudos que eles pertencem, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF (Nota 6 na avaliação da CAPES), é contribuir para o fortalecimento na formação de qualidade dos egressos do programa deles. Para alcançarem os objetivos, têm focado na organização de eventos, cursos e workshops, com a participação de pesquisadores do próprio programa, de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e também do exterior. Neste último caso, o programa teve resultados positivos na internacionalização, uma vez que muitos alunos realizaram o doutorado sanduíche ou estágio de curta duração, em laboratórios de palestrantes convidados, ou seja,  fruto deste contato em eventos do núcleo.

Atualmente, eles organizam um simpósio internacional na UENF que conta com financiamento da empresa multinacional Pioneer, a qual possui um programa de suporte a  eventos organizados por alunos de pós-graduação. Algo que impressionou os discentes presentes na palestra foi a iniciativa dos “Aulões”, ministrado pelos próprios alunos do programa, sobre tópicos de disciplinas obrigatórias com maior nível de dificuldade ou também sobre disciplinas com índice de reprovação considerável. Segundo Lucas Passamani (ex-membro do Núcleo Ganho Genético), esta iniciativa serviu como um nivelamento de conteúdos para os slunos ingressantes, embora muitos veteranos tivessem participado.

As atividades do núcleo contam com a colaboração de alunos, professores e técnicos administrativos do próprio Programa de Pós-Graduação de Genética e Melhoramento de plantas da UENF.

No encerramento do evento, o Prof. Alessandro ressaltou que “Independente da área de conhecimento que o núcleo atue, trata-se de um modelo muito interessante que pode ser aplicado em todos programas de pós-graduação da Universidade Vila Velha, principalmente neste momento chave, pois faltam menos de dois anos para encerrar o quadriênio da CAPES”.

Um evento brilhante e agora vamos torcer para a criação do  primeiro núcleo de estudos da pós-graduação da UVV e que ele tenha muito sucesso,  contribua para a atmosfera científica na universidade e tenha perfil inovador e empreendedor.

A palestra do Núcleo Ganho Genético foi transmitida ao vivo pelo Facebook do Ciência 360°.

 

 

GALERIA DE IMAGENS DO EVENTO

Editor

Professor e pesquisador na Universidade Vila Velha (UVV). Atualmente atua como Coordenador Geral de Programas Stricto Sensu na área de Biotecnologia Vegetal, Ciência Animal, Ecologia de Ecossistemas e Sociologia Política.

4 comentários

  • Muito bom ver essa interação UENF/UVV. Em uma iniciativa dessa todos ganham, os alunos, os docentes, as instituições e principalmente a Ciência. Parabéns ao Professor Alessandro Coutinho Ramos por acreditar, fomentar e estabelecer essa parceria. Você é um exemplo a ser seguido em prol da ciência.